Hoje a anestesia inalatória é a mais segura anestesia utilizada na medicina veterinária.
A anestesia inalatória é obtida por meio da absorção de um princípio ativo pela via respiratória que passa para a corrente circulatória e atinge o sistema nervoso central produzindo anestesia geral. Permite maior controle do plano anestésico por parte do anestesista, que aprofunda ou superficializa a anestesia conforme a necessidade da situação apresentada. A recuperação é mais rápida quando comparada às técnicas de anestesia intravenosa e é feito o monitoramento cardíaco do paciente durante todo o ato cirúrgico por meio de eletrocardiograma.
È administrada uma medicação pré-anestésica onde diversos fármacos são empregados e a sua escolha depende de fatores como tipo de procedimento, presença de dor pré-operatória, espécie animal, temperamento, doenças intercorrentes ( cardiopatas, nefropatas, senilidade...), estado geral do paciente e grau de sedação requerido.
Os anestésicos mais usados para a inalatória são o halotano e o isofluorano. Este último pelo fato de possuir menos efeitos cardiovasculares e baixa taxa de metabolização pode ser utilizado em pacientes nefropatas e hepatopatas. Sendo assim muito seguro para ser usado em qualquer paciente assim como na medicina humana.
Portanto nos dias de hoje podemos realizar uma anestesia segura e tranquila, pois os riscos anestésicos se tornaram reduzidos. Além disso seu animal será monitorado por um profissional capacitado que dará total assistência durante o ato cirúrgico.
Autor:
Dra. Fabiana Sartori
Especialidade:
Anestesiologia
Data:
21/02/2008
Fonte:
N/A
|